domingo, 26 de julho de 2009

Curdos iraquianos elegem novo presidente


Neste sábado, o Curdistão iraquiano realizou as eleições presidenciais e parlamentares, Mais de 500 candidatos disputam as 111 cadeiras do Parlamento, nas segundas eleições gerais desde a queda do regime de Saddam Hussein
Pela primeira vez na história do Parlamento, cinco cadeiras estão reservadas para a minoria cristã, outras cinco para os turcomanos e um décimo aos armênios.
Na votação se elege, pela primeira vez de maneira direta, um presidente entre cinco candidatos, entre os quais se encontra Barzani, em fim de mandato, que é o principal favorito. Contra o tradicional líder curdo concorre outro candidato da UPK, Halo Ibrahim Ahmed, e três independentes: Ahmed Mohammed Rasul, Hussein Garmiyani e Kamal Mirawidly.
Os eleitores, que votaram em urnas de vidro e seladas para evitar fraudes, tiveram que deixar suas impressões digitais, para favorecer a transparência.
Para evitar imprevistos, a segurança foi reforçada nos 1.150 colégios eleitorais habilitados, nas três províncias do Curdistão e em Bagdá, cujos acessos foram reforçados com barreiras de concreto. A eleição foi marcada pela "boa participação" e ausência de incidentes, em um momento delicado em sua relação com o governo central.

Postado por: Laís Zunino, 2.3.2
Fonte: http://noticias.terra.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um pouco do Oriente...

Um pouco do Oriente...
Powered By Blogger